Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Continuação de flash fora da camera

Recebi alguns comentarios sobre o diffusor que eu usei no flash na demostração anterior.

Como o nome diz, o difussor é o que se poem em frente a luz pra difundir a luz. Lus direta, ou luz crua (luz sem nenhum adicional), dá um efeito bem contrastado. Se adicionar um diffusor a luz fica mais suave (difundida).

Eu raramente uso o flash sem nenhum diffusor, principalmete se eu quero que o/a modelo fique com uma pele sem mostrar muitas rulgas ou marcas. A luz direta tende a mostrar todos os problemas de pele. Eu gosto de luz direta (sem difusão) mais pra retrato proximo nem sempre cai bem. Se eu tenho espaço e estou com o flash fora da camera eu geralmente uso a umbrella, que eu use na foto anterior, e no exemplo extra abaixo.

Se for em espaços apertados eu uso um mini light box ou papel diffusor  na frente do flash. Quanto mais papel por, mais difundido fica, porem se perde a força do flash. Se eu não tiver um papel diffusor, eu uso o que eu tiver acesso. Até guardanapo serve, mais tenha cuidado em usar um diffusor que não seja branco puro, isso dará um tom da cor do diffusor na foto.

Difusores diferentes darão resultados differentes. Teste o seu flash com difusores differentes na mesma situação pra ver o que você mais gosta. Cada fotografo se identifica com estilos diferentes de iluminação.

Alguns exemplos tirados como teste mesmo set da foto inicial:







Nenhum comentário:

Postar um comentário